top of page

Sobre a Revista

A Revista Hemisférios foi desenvolvida em abril de 2020 sob a gestão da Chaplural, no Centro Acadêmico Immanuel Kant (CAIK), visando fortalecer a divulgação das produções acadêmicas dos alunos de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Visando desenvolver um espaço onde os alunos pudessem produzir e publicar as suas pesquisas sobre os mais diversos temas internacionais, a HemisféRIos incentiva e cria oportunidades onde contato com o mundo de publicações universitárias aconteça. Sendo desenvolvida por um centro acadêmico, o projeto além de representar os alunos acredita no seu potencial e no engajamento para que as suas habilidades de escrita, pesquisa e desenvolvimento de projetos sejam aprimoradas. No ano de 2023, diante de uma demanda de alunos de Relações Internacionais de universidades ao redor do Brasil, a Chapa UNERI participou da ampliação do público que submete as suas publicações acadêmicas na Revista. A presente edição conta com artigos desenvolvidos por autores de diversas regiões do país, não se restringindo ao curso de graduação de origem (considerando que o material fosse referente ao campo internacional), e também ampliando as universidades em todo o Brasil. 

 

Como alunos da PUC Minas, compreendemos nossa posição como cidadãos ou residentes de um país que por muitas décadas foi referido como um país de "terceiro mundo". Um país quue foi colonizado por uma metrópole europeia por séculos. Por essa razão, quando decidimos o nome desta revista, a imagem e a logomarca, optamos por não enfatizar fortemente a linha imaginária que divide o hemisfério norte e sul. Para nós, a divisão norte-sul é muito mais do que uma questão geográfica, mas também uma questão sociocultural, econômica e histórica. por exemplo, o México está localizado no norte do Equador, mas é um país latino-americano que compartilha uma história de ex-colônia e industrialização tardia como outros países em desenvolvimento no sul. Por outro lado, a Austrália e a Nova Zelândia estão geograficamente no hemisfério sul, mas têm o status de países do norte, como os Estados Unidos e Inglaterra. 

 

É por este motivo que os termos "norte" e "sul" não devem ser interpretados de forma literal, mas sim como uma referência a países desenvolvidos e ainda em desenvolvimento, respectivamente. O conceito de "Sul Global" refere-se a países com uma história de colonialismo e neocolonialismo, bem como uma estrutura social e econômica com profundas desigualdades. Devido a essa divisão e ao fato de estarmos à margem do centro por tanto tempo, a dominação europeia se implantou não apenas em termos políticos e econômicos, mas também intelectuais. A proposta desta revista é proporcionar um espaço para a produção de conhecimento dentro do sul e por vozes do sul. A Hemisférios reconhece a necessidade de dar espaço e incentivar novas vozes emergentes. Portanto, nosso objetivo é ser uma plataforma para acolher pessoas e narrativas historicamente marginalizadas e apagadas. Consideraremos a separação entre o Norte e o Sul Global em nosso sumário.

© 2023 Hemisférios - Revista Acadêmica de Relações Internacionais 

logo caik copy.png
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Rua Dom José Gaspar, 500, Prédio 47, Sala 321 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

bottom of page